Dicas de Saúde blogdieta

10 Motivos que Deixam seus Dentes Amarelos

Nos dias de hoje cuidar dos dentes e ter um sorriso branco e bonito é normal. A população brasileira se preocupa muito com a aparência pessoal. E com a moda do “selfie” por toda parte as pessoas buscam mostrar o melhor de si. As pessoas não querem mostrar dentes feios e amarelados, pois isso foge dos padrões aceitos pela sociedade moderna. Algumas pessoas utilizam de aplicativos de celular para melhorar a aparência nas fotos e deixar os dentes mais brancos.

dentes

Vamos falar 10 motivos que deixam seus dentes amarelo e feio. Com essas dicas você pode se prevenir e recuperar seu sorriso de volta, procurando um tratamento e recuperar sua autoestima.

1- Genética

Algumas pessoas infelizmente têm dentes amarelos por causa da sua genética, e isso não tem como prevenir. As pessoas que mais sofrem com os dentes amarelados são pessoas de pele mais clara. O ideal para essas pessoas é procurar um tratamento para clarear os dentes e manter uma ótima nesse tratamento sempre voltando para renovar a cor dos dentes.

2- Bebidas e alimentos

Algumas bebidas podem ser a causa dos dentes escuros ou amarelados, pois podem ter muito corante causando a pigmentação do dente. Um exemplo dessas bebidas são o café, refrigerantes, vinhos e o chá preto, se consumidos com frequência deixam os dentes amarelados ou escuros. Alguns alimentos se consumidos diariamente também escurecem ou amarelam os dentes. Um exemplo desses alimentos são a beterraba, cenoura, açaí, chocolates e molho de tomate.

Para manter seus dentes brancos basta não consumir com frequência alimentos com corante. Outra dica é evitar alimentos com corante se você estive fazendo um tratamento para clarear os dentes, pois o resultado será melhor.

3- Má higiene oral

A má higiene oral deixa seus dentes feios e amarelados, e ainda pode causar mau hálito e inflamação da sua gengiva. O acumulo de placa bacteriana deixa a coloração dos dentes amarelada e se não tratada pode evoluir para um tártaro ou cálculo dentário formando uma camada rígida sobre o dente com uma cor geralmente marrom.

Para quem quer fazer um tratamento para clarear os dentes, o ideal é sempre cuidar da higiene bucal, não deixando restos de alimentos, escovar sempre após as refeições, ter uma gengiva saudável sem qualquer tipo de infecção. Assim o tratamento com gel clareador vai deixar seus dentes limpos e brilhantes.

4- Consumo de tabaco

Antigamente o cigarro era sinônimo de status social. Já nos tempos de hoje com os estudos da medicina, foi comprovado que o uso do cigarro causa varias doenças e limitações para nossa vida. O cigarro é um dos grandes vilões que deixam os dentes amarelos e escurecidos, além disso ele acelera doenças periodontal e se associado a má higiene, a pessoa pode perder os dentes. A cor amarela nos dentes ocasionada pelo cigarro geralmente é extrínseca, sendo assim um clareamento dental a laser ou caseiro irão rejuvenescer seu sorriso.

5- Maus Tratos Dentários/ Traumas

Os traumas dentários são ocasionados em pancadas, batidas ou qualquer tipo de acidente que ocasione um trauma, isso deixa o dente amarelado depois de um tempo. O melhor a se fazer após um trauma é ir ao dentista para ele avaliar a situação e começar um tratamento. Após o trauma seu dente vai escurecer gradualmente e você vai precisar de um tratamento de canal ou confecção de coroas de porcelana.

Outro problema, são restaurações dentárias muito antigas, feitas de amálgama que tem uma cor prateada, as restaurações ásperas ou com adaptação ruim também tem uma tendência a possuir esses dentes envolvidos com a coloração alterada, pois eles ficam mais amarelados que os outros dentes.

6- Medicamentos

Alguns remédios podem manchar os dentes, a tetraciclina é um medicamento muito utilizado na infância e que tem um alto poder de pigmentação. O flúor é muito indicado para casos de manchas, pois ele tem um alto poder para deixar os dentes mais claros.

7- Tratamento de Canal

Tratamento de canal é indicado para pacientes que sofreram algum trauma ou fratura no dente. A dor do tratamento causa desconforto e doe muito. Dentes que já passaram por tratamento de canal podem fazer um clareamento especial, mas o resultado nem sempre será o esperado.

8- Aparelho ortodôntico

O uso de aparelhos acaba contribuindo com o escurecimento dos dentes, pois as peças do aparelho prendem restos de alimentos e bebidas que possui corante e acabam agindo por mais tempo no dente. Pessoas que usam aparelho devem cuidar mais de sua higiene para não ficar com os dentes amarelados.

9- Envelhecimento

O envelhecimento é algo normal na vida de todos e assim o corpo sofre mudanças e os dentes também acompanham essa modificação internamente com a dentina que é a camada presente entre o esmalte e a polpa dentária, ela se expande em direção a polpa tornando a polpa dentária menor. Isso deixa seus dentes amarelos pelo fato da coloração da dentina natural ser amarelada.

Com o passar da idade o esmalte dos dentes vai desaparecendo em consequência disso a coloração fica amarelada. Nesse caso um tratamento dental pode sem satisfatório.

Para os idosos que possuem dentes naturais e desejam fazer um tratamento para clarear, talvez seja necessário realizar outros tipos de tratamentos como facetas de porcelana e coroas dentárias.

10- Desgaste dentário

Tendo como uma das principais causas o desgaste por apertar os dentes superiores contra os dentes inferiores ocasionando o desgaste pela ação de apertar os dentes superiores contra os dentes inferiores. Conhecido como bruxismo e geralmente ocorre durante a noite enquanto o individuo dorme por causa do estresse durante o dia. O resultado dos dentes de pessoas que sofrem bruxismo são bordas que ficam irregulares e os dentes demonstram uma aparência escurecida.

Quer clarear seus dentes? Assista ao vídeo com a Receita Caseira Para Dentes Brancos!

Quer participar de uma comunidade de beleza super legal?
Lá vamos compartilhar dicas, truques e receitas para deixar a gente e um mundo mais bonito

Clique aqui: Beleza Brasileira

beleza 3

você também pode participar da comunidade abaixo para manter e perder peso deixe sua receita ou dica

Clique aqui: Dietas e Receitas Light

dieta 5

Não paga e a gente vai se divertir muito
Um beijo no coração de vocês!

#RosiFeliciano

 

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!