Dieta Dukan e a gravidez , são boas amigas?

Ter o corpo magro e bonito é o desejo de todas as mulheres. Mesmo nos perídios de gestação, ter o controle do peso vem sendo um dos grandes objetivos da mulherada.

A gravidez é um período muito importante na vida de uma mulher e que também acarreta muitas mudanças no seu corpo. Nesta etapa, o ganho de peso é algo quase que inevitável e se a pessoa já está com uns quilos a mais, a tendência é que este problema se agrave durante os meses de gestação.

Mas, o que fazer para parar de engordar na gravidez?  Muitas mulheres adotam dietas especiais na fase em que estão gestantes, no entanto é preciso tomar cuidado, uma vez que não deve faltar os nutrientes para a mãe e para o feto.

A dieta Dukan é uma das mais populares da atualidade, mas será que pode ser feita na gravidez? Acompanhe abaixo mais informações sobre a dieta Dukan e gravidez:

O Que é a Dieta Dukan

dieta-dukan-na-gravidez

A dieta Dukan foi desenvolvida pelo médico francês, Pierre Dukan, que estabeleceu 4 etapas para o emagrecimento, sendo a do ataque, a cruzeiro, a consolidação e a estabilização.

As duas primeiras etapas são mais restritivas, permitindo o consumo apenas de proteínas magras e vegetais, enquanto que as últimas são mais flexíveis e visam educar o paladar da pessoa.

A fase de ataque exige demais das pessoas, pois nessa faze a restrição aos carboidratos é a meta principal e por causa disso muitas pessoas sofrem com náuseas, tonturas, etc.

É Possível Fazer a Dieta Dukan na Gravidez?

 

No geral, os médicos costumam apontar que não é recomendado fazer dietas emagrecedoras durante os nove meses de gestação, o que pode ser feito é desenvolver uma dieta alimentar que seja adequada para as carências nutricionais da mãe e do bebê e que ao mesmo tempo seja pouco calórica.

A dieta Dukan não é recomendada para mulheres que estão grávidas porque as suas duas primeiras fases são bem restritivas, o que faz com que a alimentação não forneça todos os nutrientes que a mulher e o feto necessitam para se desenvolver de maneira saudável.

O Que Fazer se Descobrir a Gravidez Durante a Dieta Dukan?

A dieta Dukan pode ser feita em curto ou longo prazo, o que faz com que haja a possibilidade da pessoa descobrir que está grávida enquanto está fazendo a dieta.

O que fazer quando isso acontecer? O próprio médico Pierre Dukan, que inventou a dieta Dukan, alerta que ao descobrir a gravidez é recomendado parar a dieta.

Após descobrir a gravidez e parar de fazer a dieta Dukan é indicado procurar a ajuda de um médico ginecologista para acompanhar o desenvolvimento do feto e não esqueça de informar que estava fazendo a dieta, pois a partir daí é possível tomar as medidas necessárias como, por exemplo, repor vitaminas, dentre outras.

 

Consequências da Dieta Dukan na Gravidez:

Não é recomendado praticar a dieta Dukan durante a gravidez porque ela pode causar desde consequências menos graves como a falta de vitamina para a mãe até coisas mais graves como prejudicar o desenvolvimento do feto.

A dieta Dukan pode ser prejudicial especialmente para as mulheres gestantes especialmente na primeira e segunda fase, uma vez que o cardápio prevê o consumo apenas de um grupo de alimentos, deixando de fornecer os nutrientes completos que uma gestante precisa.

Considerações Finais:

A dita dukan vem sendo a primeira opção para muitas mulheres que desejam perder peso, pois podemos ver centenas de milhares de mulheres afirmarem que emagrecem devido a essa dieta.

Entretanto, caso você esteja grávida é necessário que abandone a dieta para evitar que o feto não receba a quantidade e os tipos de nutrientes necessários para seu desenvolvimento.

Caso você deseje ter uma alimentação saudável nessa etapa de sua vida, então converse com seu médico para que seu cardápio possa beneficiar sua saúde e do seu bebê.

 

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: